Modelos fazem parte de estratégia para uniformizar e padronizar identificações

Um projeto de lei que tem avançado no Brasil pretende trazer novidades na placa de carros e implementaá-las no padrão MercoSul, a fim de integração e modernização das identificações veiculares.

Os modelos fazem parte de uma estratégia para uniformizar e padronizar as placas nos países que pertencem ao bloco econômico.

Carros com essa placa devem se preparar para as novidades que estão chegando

Conforme informações do jornal Terra Brasil, a adoção das placas foi estabelecida pela Lei 14.562/23, a ação busca substituir o sistema anterior, trazendo um design mais moderno e incluindo a bandeira nacional e emblema do Mercosul.

Para se ter uma ideia, as placas do Mercosul apresentam uma sequência alfanumérica revisada, tendo um padrão em comum entre os países que são membros.

A alteração visa facilitar a mobilidade dos veículos entre as fronteiras da região e simplificar os processos administrativos e logisticos, além de incorporar elementos visuais que destacam a origem do veículo.

No entanto, ao remover alguns elementos de segurança física que antes estavam presentes nas placas de veículos, como os lacres, surgem preocupações sobre possíveis vulnerabilidades a adulterações. Isso impõe às autoridades o desafio de desenvolver novas estratégias para monitorar e garantir a integridade do sistema de identificação.

Share this content: