O IPhone 16 pro Max já se destacou por ficar no top 5 do teste de câmeras global do DxOMark. Hoje o laboratório de testes publicou uma nova versão da sua avaliação, comparando os resultados com seus principais rivais chineses: o Xiaomi 14 Ultra, o Huawei Pura 70 Ultra e o vivo X100 Pro.
O DxOMark escreveu o seguinte no Weibo:
A equipe levou o novo dispositivo da Apple para Xangai para testes de campo, mas descobrimos que, embora os detalhes da telefoto do iPhone 16 Pro Max tenham melhorado, ele ainda não consegue alcançar alguns dos carros-chefe chineses. No exemplo da imagem abaixo, podemos ver que quanto mais ampliamos, maior a diferença na qualidade dos detalhes.
As amostras de imagem mostram claramente que o iphone 16 pro max sofre com alto nível de ruído e perda de detalhes em comparação com o vivo X100 Pro em várias categorias.
Na primeira imagem, podemos notar que foto capturada com o celular da Apple parece se perder muito no foco, sem mostrar detalhes do cabelo e da sobrancelha da modelo.
A segunda imagem deixa claro a quantidade de ruído em comparação com seus concorrentes. O Xiaomi 14 Ultra e o vivo X100 Pro impressionam pelas cores vivas e alta definição, enquanto o iPhone 16 Pro Max tem muita granulação na imagem, baixa saturação, contraste e falta de definição.
Por exemplo, o iPhone 16 Pro Max tem muito ruído no geral, os detalhes da pele são perdidos e não são tão nítidos quanto seus concorrentes. Comparativamente falando, ao fotografar retratos, a nitidez do tratamento ocular é maior e o embelezamento facial também é maior, embora isso tenha o efeito de “remover manchas do rosto”, mas também pode parecer um pouco antinatural devido às diferentes preferências dos usuários.
Por fim, o DxOMark também criticou a performance do iPhone ao fotografar ambientes externos devido à perda de detalhes com a câmera telefoto.
Ao fotografar paisagens urbanas, também notamos que o iPhone não era tão refinado em detalhes quanto outros dispositivos. A imagem mostra os resultados do teste, e quanto maior o valor do índice, melhor a retenção de detalhes.
Desta forma, podemos concluir que as câmeras do iPhone 16 Pro Max, embora estejam no top 10 do DxOMark, ainda não são tão eficientes e poderosas quanto às de topos de linha chineses com Android.