A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Dirty Property, voltada ao combate à lavagem de dinheiro praticada por uma organização criminosa envolvida no contrabando de cigarros. A ação ocorreu no município de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, e resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão.
De acordo com as investigações, a quadrilha utilizava um esquema sofisticado para ocultar a propriedade de dezenas de imóveis urbanos e rurais em Cajazeiras. Para tanto, os criminosos chegaram a constituir uma imobiliária fictícia, cuja função era integrar os recursos oriundos das atividades ilícitas. A operação também resultou no sequestro de 27 bens imóveis, além da apreensão de veículos e valores mantidos em contas bancárias dos envolvidos. O Juízo da 8ª Vara Federal de Sousa determinou ainda a suspensão das atividades econômicas de uma empresa ligada ao esquema.
O nome da operação, Dirty Property, faz referência à “propriedade suja”, em alusão ao processo de lavagem de dinheiro vinculado ao contrabando de cigarros por meio de transações imobiliárias fraudulentas.