Na atual conjuntura, nestes tempos estranhos, Cajazeiras mais uma vez, deixa de ser reconhecida como berço da cultura.
Nesta semana na qual deveria se comemorar festivamente o aniversário dos 161 anos de emancipação política do município, a cidade está adormecida, perdida no esquecimento do gestor municipal, que faz pouco caso de uma data tão relevante para a história da cidade.
Desprezando a tradição cultural, não há qualquer programação festiva , alusiva à tão importante data comemorativa! Cajazeiras, é a quarta maior cidade paraibana, com recolhimento significativo de impostos e um FPM suficientemente capaz de custear eventos culturais de médio e grande porte.
O prefeito constitucional de Cajazeiras, o Sr. José Aldemir Meireles, é certamente um chefe de executivo municipal que não possui um perfil visionário e nem inovador; tampouco demonstra um mínimo de respeito para com as tradições.
Desprezando a data na qual de fato se comemora o aniversário natalício do Padre Inácio de Sousa Rolim, o qual fundara a cidade, juntamente com os seus pais, o prefeito que está à frente da gestão mais desastrosa, da qual se tem registro nos anais da história do povo cajazeirense, joga na lixeira as tradições, a história e a cultura, todas de uma só vez, relegando-as a último plano.
A geração de emprego e renda (embora temporários, por ocasião da ocorrência das festas públicas), como fomento para o desenvolvimento econômico e também cultural da terra do Padre Rolim, simplesmente inexistem para o prefeito Zé Aldemir; se esquece o gestor, que cultura e lazer também devem ser priorizados para o bem estar da população, além de serem direitos sociais previstos desde a promulgação da Constituição Federal, conforme apontam o artigo 6º, caput, artigo 7º, IV, o artigo 217, §3º, e o artigo 227, da referida legislação.
Além do desprezo, se observa o relapso do gestor de Cajazeiras, além do seu absoluto despreparo, bem como do seu total desconhecimento/descumprimento da Carta Magna vigente no país.
Ora, a circunvizinha cidade de São João do Rio do Peixe, com uma população de 17.964 habitantes, segundo dados obtidos através do último censo realizado pelo IBGE, em 2022, já anunciou que realizará uma verdadeira “festa de arromba” (plagiando Erasmo e Roberto Carlos), por ocasião das comemorações alusivas à passagem do aniversário de sua emancipação política.
A prefeitura de São João do Rio do Peixe, anunciou uma programação de altíssimo nível, na qual estarão constando atrações de renome internacional, à exemplo de Bell Marques, show que se dará em praça pública.
Cajazeiras, com uma população de 63.239 habitantes, passa essa vergonha de modo instantâneo no PIX, porque nada será feito neste sentido, pela edilidade municipal.
Cajazeiras é digna de uma gestão que esteja comprometida com tudo o que seja de relevância para o seu progresso e pleno desenvolvimento; merece ser também destaque no cenário turístico da região, do Estado, e porque não dizer, do país?
Conclusivamente fica a reflexão para alguns questionamentos que não querem calar: para onde estão indo os recursos que deveriam ser destinados à cultura, Sr. prefeito? Porque não há um calendário festivo (condigno) alusivo ao aniversário da cidade? Porque Vossa Excelência desmerece e empobrece a história cultural deste município?
Da Redação.